1. Deus Sabe Tudo a Meu Respeito.
Deus nos avalia e sabe o que somos. Conhece nossas virtudes e deficiências, nossos pontos fortes e nossos pontos fracos. Conhece integralmente o nosso caráter. A Bíblia diz que Ele "esquadrinha" a mente de todos nós e é o único que sabe realmente o que há nela. (Jeremias 17:9 e 10.) Nada Lhe está oculto."Todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos dAquele a quem temos de prestar contas", escreveu o apóstolo. Hebreus 4:13.Toda nossa vida é conhecida por Deus. Ele sabe o que acontece em cada momento dela, quando estamos em repouso ou em atividade. Sabe o que fazemos, como fazemos, onde fazemos, quando fazemos e por que fazemos. Lê nossos pensamentos e conhece nossas motivações, desejos e carências. Jesus disse: "Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que Lho peçais." Mateus 6:8.
"Sem que haja uma palavra na minha língua , eis que, ó Senhor, tudo conheces ", acrescenta o salmista. Verso 4. Deus sabe também não apenas o que falamos, mas o que dizemos e por que o fazemos. Conhece o verdadeiro significado de nossas palavras e as razões que nos levaram a proferi-las de tal maneira. Sabe realmente tudo a nosso respeito. "Até os cabelos todos da cabeça estão contados!" Mateus 10:30. Conhece-nos mais do que nós mesmos. Contudo, faz-nos objeto de Seu cuidado e proteção, como disse Davi: "Tu me cercas por trás e por diante, e sobre mim pões a Tua mão."
Apesar de tudo o que sabe a nosso respeito, Deus nos ama. Isto nos é incompreensível. Não conseguimos descobrir o porquê, e com o salmista cada um de nós pode dizer: "Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir.".
2. Deus Sempre Está Perto de Mim.
Convicto de que Aquele que sabe tudo a seu respeito é também seu companheiro onde quer que estiver, o salmista agora diz: "Para onde me ausentarei do Teu Espírito? Para onde fugirei da Tua face?" Verso 7. Isto não significa que Davi desejava fugir do Espírito divino. Ele está falando de sua confiança na onipresença de Deus. Nem mesmo a densa escuridão, símbolo da mais desesperadora condição espiritual, pode nos excluir da amorosa companhia de nosso Deus."Nunca estamos sós. Temos um Companheiro, quer O escolhamos ou não. Lembrem-se... que onde estiverem, não importa o que façam, Deus está ali.... Ele está com vocês na mais profunda escuridão e solidão.". Portanto, cada um de nós, como o salmista, pode estar "bem certo de que nem morte, nem vida, nem anjos, nem principados, nem coisas do presente, nem do porvir, nem poderes, nem altura, nem profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor". Romanos 8:38 e 39.
3. Deus Tem um Plano Para Minha Vida.
Os Teus olhos me viram a substância ainda informe, e no Teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda. Deus não nos força a cumprir Sua vontade. Mas Ele, que programou cada detalhe de nosso desenvolvimento no interior do ventre materno, estabeleceu também um plano para nossa vida posterior, visando nossa salvação.
"Assim como o arquiteto desenha a planta e traça as especificações para a construção de uma residência, Deus também planeja o que há de ser cada indivíduo, mesmo antes que este veja a luz do dia. A cada um compete, porém, decidir se seguirá o desenho divino ou não."
Davi manifesta a Deus a sua abominação ao mau, e o seu desejo de andar em retidão, fazendo esta oração“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração: prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.”
Os termos “sondas” e “sonda-me”, que aparecem nos versos 1 e 23, respectivamente, são utilizados para descrever o exame minucioso que se faz em mineração ou garimpo, ou na exploração de um território. Em nossa analogia entre o homem e o computador, equivaleria a fazer uma “varredura” com um potente “antivírus”. Ninguém roda o antivírus só prá saber se há vírus na máquina, mas com o firme propósito de localizá-los e eliminá-los! E, quando localizados, os vírus são exterminados com muito prazer! Davi deseja exatamente isto, que Deus “garimpe” sua vida, com o objetivo de localizar e exterminar os vírus ocultos que forem localizados! A expressão “sonda-me” referida no v.23, no contexto do salmo, equivale a dizer: “cura-me”.Ao pedir a Deus que o sonde, Davi está se abrindo sem reservas... Está liberando a “password” da sua vida, permitindo ao Senhor o acesso irrestrito a todas as áreas do seu ser, inclusive ao setor onde costumam ficar armazenados os segredos pessoais. Em outras palavras, o rei Davi está quebrando os sigilos do seu coração!