“Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? Dize-mo, se tens entendimento. Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel? Sobre que estão fundadas as suas bases ou quem lhe assentou a pedra angular, quando as estrelas da alva, juntas, alegremente cantavam, e rejubilavam todos os filhos de Deus?” Jó 38:4-7.
A alegria é algo que Deus inventou. A Bíblia mostra que, mesmo antes de a Terra existir, a alegria já se fazia presente. Era com alegria que os anjos cantavam e manifestavam seu amor a Deus.
Deus é um Deus de alegria. O Senhor é alegre. Alguns pensam que Deus é um ser triste, mal-humorado, um verdadeiro desmancha-prazeres. A Bíblia, porém, mostra que essa é outra grande mentira de Satanás. O Senhor criou a alegria, e ela é para nós:
“Mas vós folgareis e exultareis perpetuamente no que eu crio; porque eis que crio para Jerusalém alegria e para o seu povo, regozijo. E exultarei por causa de Jerusalém e me alegrarei no meu povo, e nunca mais se ouvirá nela nem voz de choro nem de clamor.” (Isaías 65:18,19.)
Foi o próprio Deus quem disse: “Eu crio a alegria e o regozijo!” Uma das festas de Israel tinha como característica sete dias de danças, descanso, comidas e bebidas! Era a Festa dos Tabernáculos. Era um mandamento de alegria, como diz a própria Bíblia:
“Alegrar-te-ás, na tua festa, tu, e o teu filho, e a tua filha, e o teu servo, e a tua serva, e o levita, e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva que estão dentro das tuas cidades. Sete dias celebrarás a festa ao Senhor, teu Deus, no lugar que o Senhor escolher, porque o Senhor, teu Deus, há de abençoar-te em toda a tua colheita e em toda obra das tuas mãos, pelo que de todo te alegrarás.” (Deuteronômio 16:14,15.)
O povo judeu era um povo alegre. Essa era a vontade de Deus para eles. A bênção do Senhor estava sobre eles. Povo abençoado é povo alegre. E nós, os cristãos, temos de viver com alegria, pois somos abençoados pelo Senhor. Nossos cultos têm de ser alegres:
“Celebraremos com júbilo a tua vitória e em nome do nosso Deus hastearemos pendões; satisfaça o Senhor a todos os teus votos.” (Salmos 20:5.)
Em Números, o Senhor manda que Moisés faça tocar trombetas para convocar o povo: “Da mesma sorte, no dia da vossa alegria, e nas vossas solenidades, e nos princípios dos vossos meses, também tocareis as vossas trombetas sobre os vossos holocaustos e sobre os vossos sacrifícios pacíficos, e vos serão por lembrança perante vosso Deus. Eu sou o Senhor, vosso Deus.” (Números 10:10.)
A alegria de Deus não vem das coisas naturais da vida. Não é causada por uma boa disposição mental e física. É uma alegria que vem do próprio Senhor. Vem de um Deus que nos contagia e de quem o profeta diz: “O Senhor, teu Deus, está no meio de ti, poderoso para salvar-te; ele se deleitará em ti com alegria; renovar-te-á no seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo.” (Sofonias 3:17.)
O Senhor se deleita em nós com alegria e vibra de júbilo! Alegremos, portanto, o coração de Deus.
Extraído e adaptado do livro: Ladrão de Alegria
Autor: Jorge Linhares
Esperando confiantemente em nosso Rei-Pastor
-
[image: arrependimento]
A Palavra de Deus deve ser a norteadora de nossa vida. Nossa confiança,
portanto, é demonstrada em nossa consideração para com a Pal...
Há 8 horas