No livro dos Reis de Israel(cap 18), conta a história de um profeta de Deus que trava uma grande luta com 450 profetas de Baal.
É Necessário Definir Qual é o Seu Senhor"Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu."(1RS 18:21)Deus não divide sua glória. Muitos querem “viver” com Deus, mas não renunciam outros deuses paralelos em sua vida. Em Mateus 16.24, Jesus diz para renunciarmos a nós mesmos para seguí-lo. Devemos renunciar nossos desejos carnais. Renunciar o pecado e entronizar Deus na nossa vida. O profeta Elias convidou o povo à escolher entre Deus e Baal. O meio termo não é da vontade de Deus, afinal, Jesus perguntou: como podemos servir à dois senhores. Devemos Restaurar o Altar Quebrado"Então Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; e restaurou o altar do SENHOR, que estava quebrado." (1RS 18:30)
Não sabemos o que foi quebrado no nosso coração, mente, vida. O pecado destrói o altar original e a tendência humana é remendar. Deus quer quebrar o vaso e construir de novo. Peça ao Espírito Santo que te revele onde está o defeito no altar.
O altar refeito por Elias seguia exatamente os mandamentos de Deus. Assim deve ser nossa vida (nosso altar), exatamente de acordo com as definições da Palavra.
O pecado destrói o altar, mas o arrependimento é um grande passo para que Deus conserte. O fato é que altar defeituoso não pode abrigar o cordeiro.
A Resposta de Deus
Os profetas de baal eram 450 e clamaram desde o amanhecer até a tarde e o silêncio foi sua resposta. Mas a proposta era para que o fogo descesse do céu e consumisse o holocausto…então clamaram, se cortaram, mas não houve resposta. Elias os desafiou para que gritassem mais alto, talvez baal estivesse dormido ou viajando e nada de resposta…. Mas quando Elias se aproximou, disse: “Oh! Senhor Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme a tua palavra fiz todas estas coisas. Responde-me Senhor, responde-me, para que o povo conheça que tu és o Senhor Deus, e que tu fizestes voltar o seu coração. Então caiu fogo do céu, e consumiu o holocausto, e a lenha e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava ao redor” v. 36-38. Através da resposta, da ação divina veio discernimento, e o povo caiu com o rosto no chão e disse: “Só o Senhor é Deus. Só o Senhor é Deus".Uma das coisas mais importante na vida de um servo de Deus é a confiança; é ter certeza que Deus responde.
Onde houver altar, haverá fogo, sofrimento e morte. A oferta só é completa quando há fogo sobre ela. Não sofreremos o que Cristo sofreu, mas ninguém poderá dizer que o cristão ficará totalmente isento de sofrimentos.Não digo que a vida cristã seja sinônimo de sofrimento. Ela é uma caminhada com Deus, onde desfrutamos a sua doce presença, com paz e alegria do Espírito Santo. Ocorre, porém, o sofrimento produzido pela eventual perseguição e pela constante mortificação da carne. Este é o efeito da nossa cruz diária.
Elias aprendeu a confiar em Deus:
Profetizar no tempo de Elias não era uma tarefa fácil. Era colocar a sua própria vida em risco (I Rs 18.4). E Elias foi chamado para profetizar exatamente contra aqueles que tinham o poder nas mãos: o rei Acabe e sua ímpia esposa, Jezabel. Mas Elias não vacilou: Profetizou a falta de chuva e de orvalho (I Rs 17.1); combateu o pecado de Acabe, chamando-o de perturbador de Israel (I Rs 18.18); desafiou os profetas de Baal (I Rs 18.22-40) e predisse a morte do rei Acabe e de sua esposa Jezabel (I Rs 22.17-24). Somente uma confiança inabalável em Deus poderia levar um homem a profetizar naqueles dias
Realmente, "os que confiam no SENHOR são como o monte de Sião", Ele jamais nos envergonhará, mas sempre nos atenderá e honrará a nossa fé, dando-nos vitórias e concretizando a espererança que temos nEle. Não abandone a sua confiança em Deus, pois ela tem grande recompensa. Amém.
Esperando confiantemente em nosso Rei-Pastor
-
[image: arrependimento]
A Palavra de Deus deve ser a norteadora de nossa vida. Nossa confiança,
portanto, é demonstrada em nossa consideração para com a Pal...
Há 9 horas