"Assim, pois, riu-se Sara consigo, dizendo: Terei ainda deleite depois de haver envelhecido, sendo também o meu senhor já velho?" - Gn 18:12.
O fato narrado acima ocorreu quando o Senhor veio visitar a Abraão e Sara, a fim de alimentá-los na fé, pois haveria de cumprir a promessa que lhes havia feito há muitos anos atrás. Analisando o texto, podemos tirar algumas lições muito importantes para nossas vidas e aplicá-las em nosso dia-a-dia.
Observamos por exemplo que entre o momento em que Deus deu a promessa e praticamente o cumprimento da mesma, houve um tempo tão grande que isso foi motivo de dúvidas no coração de Sara. Assim como Sara, todos nós podemos sofrer as pressões da dúvida...
Há promessas da parte do Senhor para todos os filhos e filhas, todavia, algumas delas são extraordinárias sobre nós... Pode ser que tenhamos promessas de modo específico da parte do Senhor. Continuamos confiantes já que está se passando um tempo, que pelo nosso "relógio" é demasiado?
Notemos que o Senhor não chegou e disse que Sara estava grávida, mas que - ficaria grávida - ou seja, ainda haveria um tempo determinado. Talvez tenhamos promessas e outras pessoas já foram usadas por Deus para corroborar com as mesmas, no entanto para nós mesmos há demora em se concretizar... Devemos ter calma, pois, Deus jamais se esquece de Suas promessas. Se foi Ele quem prometeu, Ele o fará.
Provavelmente Sara conversava a respeito da promessa com Abraão e qual seria a resposta dele? Ele se mostrava sempre confiante, pois a Palavra afirma que Abraão creu em Deus é isso lhe foi imputado para justiça. (Gênesis 15:6). Portanto, a fé é imprescindível para se alcançar as promessas. Os desígnios do Senhor são muito mais alto do que nosso coração possa alcançar.
Outro fator a ser observado é que Deus conhece o nosso íntimo, e por mais que negamos, Ele sabe o que pensamos e qual é nossa inclinação. No verso 12, vemos que Sara riu-se no seu ÍNTIMO. Ela, digamos, desdenhou da promessa olhando pelos olhos carnais para as circunstâncias físicas. Ela analisou o resultado, partindo-se do fato de que ambos eram velhos, e inclusive já lhe havia cessado o costume das mulheres.
Deus é o Senhor do tempo e, portanto, não possui relógio como nós possuímos. Ele não está na dimensão temporal que nós estamos, assim, para Ele é perfeitamente possível realizar o que promete sem se “preocupar” como o fará!
Se há promessas do Altíssimo sobre nossas vidas, não devemos duvidar, mesmo que seja no nosso íntimo, pois Deus conhece e sonda os corações.
O Senhor disse a Abraão: Por que se riu Sara dizendo: Será verdade que darei ainda à luz, sendo velha? (v.v13). O Senhor fez esse questionamento a Abraão, para mais uma vez testificar do Seu poder, pois Abraão certamente não tinha conhecimento dos pensamentos de Sara. Em seguida, o Senhor disse a ambos, algo que diz de modo enfático a mim e a você nessa manhã: Acaso para Deus, há cousa demasiadamente difícil?
Nem mesmo sequer um pensamento podemos esconder de Deus, portanto, será que existe algo demasiadamente para o Senhor?
Creiamos que Ele está no controle de tudo e alimentemos nossa fé na Palavra de Deus e Suas promessas, pois Ele cumpre tudo o que promete!
por Vilson Ferro Martins