LEIA: LUCAS 1
Antes mesmo de você nascer. Antes mesmo de o mundo ser criado, Deus já tinha planos para a sua vida. Você não é obra do acaso. Você é projeto de Deus. Assim como Ele usou Maria também quer usar você.
É preciso meditarmos na palavra para entendermos os propósitos e planos de Deus que jamais serão frustrados.
Neste tema quero compartilhar com você, as atitudes de Maria dentro do conceito de adoração. A história de Maria nos ensina uma linda lição de obediência, fé e confiança.
Maria era uma jovem que estava prestes a se casar, pois era noiva.
A Bíblia não registra, mas o chamado “proto-evangelho” de Tiago declara que ela ficou noiva, aos catorze anos, do carpinteiro José, e que ambos moravam na interiorana Nazaré. Sua origem foi de família humilde. Seus pais se chamavam Joaquim e Ana. Maria era de grande limitação econômica. Moça recatada (até mesmo pelas circunstâncias sociais), procurou preservar-se santa (separada), virgem, e com isso cultivou um caráter ilibado e bons frutos em seu coração, frente a inúmeras outras Marias existentes em sua região. Certamente foi uma filha muito obediente e amável. Por essas características, adiante, DEUS lhe agraciou, dentre várias mulheres, com a honra de conceber, pelo poder do Espírito Santo, a Jesus Cristo, o Messias esperado.
"No sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado, da parte de Deus , para uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com certo homem da casa de Davi, cujo nome era José; a virgem chamava-se Maria".
É interessante ressaltar o cuidado de Deus para com o seu povo pois havia naquele tempo muitas jovens virgens. Deus escolheu Maria não por méritos próprios, mas pelo seu imerecido favor (a graça divina).Mas não podemos deixar de observar o comportamento e as virtudes de Maria.
Encontramos em Maria a pré-disposição de servir e honrar a Deus. A pré-disposição é uma das atitudes de um verdadeiro adorador. Infelizmente em nossos dias o que mais encontramos ao lidarmos com pessoas é uma pré-disposição para não fazer a obra de Deus. Muitas vezes queremos fazer a obra de Deus do nosso jeito, no nosso tempo ou quando nos sobra um tempo, quando que em Maria enxergamos a disponibilidade para que a vontade de Deus fosse cumprida. Maria ao receber a notícia do anjo Gabriel, se preocupou em saber como tudo aquilo aconteceria e não questionou a escolha de Deus quanto a sua pessoa.
"E disse Maria ao anjo: como se fará isso, visto que não conheço o varão?"
Temor a Deus: Um noivado naquele tempo poderia durar até um ano aproximadamente, mesmo assim Maria sendo ainda uma jovem permanecia virgem, inviolável se guardando para o seu amado. Maria foi o exemplo para o povo em todo lugar. Ela obedecia cuidadosamente a Palavra de Deus.Disponibilidade: Apesar de estar noiva e sabendo que aquela gravidez poderia romper o seu relacionamento com José e trazer sérias conseqüências para o seu relacionamento no âmbito familiar e social, pois muitos poderiam duvidar dela quanto a sua gravidez sobrenatural, gerada pelo Espírito Santo, até mesmo o próprio José, porque ela ainda não sabia que o anjo o visitaria também. A ponto de correr o risco de ser apedrejada, ela se prontificou em fazer a vontade de Deus depositando a sua total confiança no Senhor.
Submissão e obediência: Após o anuncio e o diálogo com o anjo Gabriel, Maria se rende a autoridade suprema de Deus.
"Eis aqui a tua serva, cumpra se em mim segundo a sua palavra"
Um verdadeiro adorador é submisso e obediente a vontade de Deus, ele se dispõe a agradá-lo e não a homens.
Fé: Maria enfrentou a possibilidade da vergonha, da perda do noivo e da humilhação pública porque foi fortalecida pela fé. Ela creu em Deus e ficou capaz de enfrentar qualquer coisa por causa desta fé. Maria acreditou na promessa de Deus, e recebeu o milagre em seu ventre, pois o anjo Gabriel afirmou que aquela gravidez aconteceria, mediante o poder sobrenatural do Espírito Santo de Deus. Quantos estão subindo em um púlpito para louvar a Deus apenas com os seus lábios e o coração esta longe de Deus? Muitas vezes não crêem nem no que estão louvando. Um verdadeiro adorador acredita na palavra que esta louvando. Ele congrega, ele crê pela fé, é dizimista fiel, se envolve no trabalho do ministério e reconhece a autoridade constituída por Deus, como o seu Pastor e o seu líder.Humildade: No evangelho de Lucas podemos observar a humildade e o reconhecimento de Maria quanto ao Poder e a Santidade de Deus. Um texto que muitos desconhecem ou deixam de lado. O fato é que Maria ao louvar a Deus por este milagre em sua vida e na vida de sua prima Isabel, expõe a sua humanidade, reconhecendo a divindade de Jesus Cristo, O Emannuel, o ( Deus conosco) o seu Senhor e Salvador. Ela se colocou como serva e não como um ser divino, pois sabia que era apenas uma simples mortal, que recebera a graça divina (favor imerecido), ao ser escolhida para da a luz ao Salvador.
" Disse então Maria: a minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus o meu Salvador, porque atentou na humildade de sua serva; pois eis que desde agora, todas as gerações me chamaram bem-aventurada. Porque me fez grandes coisas o Poderoso ; e Santo é o seu Nome". Lucas 1:48.
Inspirada pelo Espírito Santo Maria oferta a Deus um louvor de gratidão reconhecendo a sua total dependência do Senhor.As virtudes de Maria nos leva a enxergar o quanto precisamos crescer e desenvolver o ministério de louvor e adoração tão precioso que nos foi confiado pela graça divina.
Maria permaneceu fiel aos princípios de Deus e até o fim o servia de todo o coração.
Viver como verdadeiro cristão significa acreditar em milagres. Significa ver coisas maravilhosas e extraordinárias, sem explicação humana. Significa também ser mais do que vencedor.
Mais Fotos...