Olá amados, hoje começamos nossa campanha 'Vitória de Cristo em minha vida" você é nosso convidado participe, toda primeira quinta -feira do mês. Dias 7/10, 4/11, 2/12, 6/01, 3/02, 3/03, 7/04.
Isaias 5:1-7
Agora cantarei ao meu amado o cântico do meu querido a respeito da sua vinha. O meu amado tem uma vinha num outeiro fértil.
E cercou-a, e limpando-a das pedras, plantou-a de excelentes vides; e edificou no meio dela uma torre, e também construiu nela um lagar; e esperava que desse uvas boas, porém deu uvas bravas.
Agora, pois, ó moradores de Jerusalém, e homens de Judá, julgai, vos peço, entre mim e a minha vinha.
Que mais se podia fazer à minha vinha, que eu lhe não tenha feito? Por que, esperando eu que desse uvas boas, veio a dar uvas bravas?
Agora, pois, vos farei saber o que eu hei de fazer à minha vinha: tirarei a sua sebe, para que sirva de pasto; derrubarei a sua parede, para que seja pisada;
E a tornarei em deserto; não será podada nem cavada; porém crescerão nela sarças e espinheiros; e às nuvens darei ordem que não derramem chuva sobre ela.
Porque a vinha do SENHOR dos Exércitos é a casa de Israel, e os homens de Judá são a planta das suas delícias; e esperou que exercesse juízo, e eis aqui opressão; justiça, e eis aqui clamor.
Todos nós cultivamos expectativas: Os jovens têm mil expectativas esperando serem felizes. Os estudantes se dedicam na expectativa da aprovação. Os idosos também têm suas expectativas O agricultor lança a semente na expectativa da colheita. Deus também possui expectativas em relação a nós, que somos seus filhos. Esta parábola (em forma de cântico) revela este fato de modo muito claro e inclui ensinos indispensáveis à nossa vida cristã. Quero destacar três ensinos presentes neste texto.
01.
O investimento de Deus foi fantástico - v.1b,2a,4a
O investimento do proprietário é fantástico. Trata-se de um solo fértil numa encosta ensolarada que foi revolvido e livre das pedras. Foram usadas as melhores mudas, construídas uma torre para a sentinela e um lagar (o que dramatiza a expectativa). Foram criadas todas as condições para que a vide frutificasse. Houve um grande investimento, por isso era justo esperar uma boa colheita.
Pense em todo o investimento que Deus tem feito em você, em sua vida.... Deus tem preparado o solo da tua vida... tem dado o sol do seu amor... tem revolvido as pedras do teu caminho... tem colocado a Bíblia na tua mão... tem mandado pessoas com o propósito de pregar a Palavra da Salvação ao teu coração... estabeleceu uma torre de alerta no teu coração (o Espírito Santo).
É JUSTO DEUS ESPERAR UMA BOA COLHEITA! Avalie tudo o que o Senhor lhe tem dado em termos de recursos e oportunidades. Você está correspondendo a todo esse investimento?
02.
Nossas atitudes frustram a boa colheita - v.2b,3,4
O texto revela a frustração do vinhateiro. Pior do que não produzir, a vinha deu uvas bravas (pequenas, amargas, talvez venenosas). Assim o profeta denuncia o fracasso da nação quanto às expectativas de Deus. No verso sete há um jogo de palavras: Deus esperando uma coisa, e o povo fazendo exatamente o contrário.
Se olharmos à nossa volta nos assustaremos com as injustiças sociais... Não está muito diferente da nação de Israel. Crianças abandonadas... menores prostituídas e gerando filhos sem futuro... Drogas... Quantas pessoas hoje estão frustrando o Senhor através de suas atitudes erradas, através de uma vida comprometida com o pecado?
03.
Quando frustramos expectativas de Deus pagamos um alto preço - v.5-7:
Que farei eu da minha vinha? A resposta é uma sentença desfavorável: será abandonada, arruinada e pisada pelos animais. Não terá mais a chuva e o cuidado que tinha antes. Que estado triste! Agora ficam só os sinais do que fora uma vinha bem tratada. Isso aconteceu com Israel e pode acontecer com a nossa Pátria ou com o crente que não atende às expectativas de Deus. Torna-se como um deserto, uma vida seca, sem graça e sem o favor do Senhor. Mas nós sabemos que em Jesus fomos escolhidos ...
Fomos escolhidos para sermos embaixadores de Cristo...
Fomos escolhidos para sermos sal da terra e luz do mundo...
Fomos escolhidos para as boas obras...
Fomos escolhidos para sermos nação Santa, Raça eleita, sacerdócio real do Sr. Jesus...
Conclusão:
O que Deus espera de você... de nós como crentes? O que Deus espera da nossa Nação? O quanto Deus tem investido em sua vida? Como você está tratando as expectativas do Senhor em relação à sua vida? Avalie e mude! Mude o nosso País levando Cristo como solução!!!
Salmos 144:10-14
A ti, que dás a salvação aos reis, e que livras a Davi, teu servo, da espada maligna.
Livra-me, e tira-me das mãos dos filhos estranhos, cuja boca fala vaidade, e a sua mão direita é a destra de iniqüidade,
Para que nossos filhos sejam como plantas crescidas na sua mocidade; para que as nossas filhas sejam como pedras de esquina lavradas à moda de palácio;
Para que as nossas dispensas se encham de todo provimento; para que os nossos rebanhos produzam a milhares e a dezenas de milhares nas nossas ruas.
Para que os nossos bois sejam fortes para o trabalho; para que não haja nem assaltos, nem saídas, nem gritos nas nossas ruas.
Bem-aventurado o povo ao qual assim acontece; bem-aventurado é o povo cujo Deus é o SENHOR.
Deus nos abençoe