A história de Sansão (Juízes 13...) é muito conhecida, quem nunca ouviu falar do homem com força sobrenatural que foi seduzido por Dalila e perdeu sua grande força após ter seus cabelos cortados? Mas será que a vida de Sansão se resume apenas a isso?
Sansão nasceu com a promessa de ser o libertador do povo de Israel, mas havia algumas leis que ele deveria obedecer, afinal, Sansão nasceu e deveria viver como um nazireu.A palavra nazireu significa consagrado
Um nazireu não podia tomar vinho ( para mostrar que o seu maior prazer e deleite eram a Pessoa do Senhor)
Um nazireu não podia tocar em cadáver algum ( rejeitar tudo o que estiver impregnado pela morte).
Um nazireu não podia cortar o cabelo ( O cabelo do nazireu era um sinal notório de sua chamada).
Sansão sabia para o que havia nascido e qual postura deveria ter para que isso se cumprisse, afinal, o que estava em jogo não era apenas sua libertação, mas de todo o povo de Israel. Às vezes nossas atitudes podem influenciar muito mais a vida das pessoas ao nosso redor do que imaginamos.
Eu imagino que Sansão deveria ter certa fama na época, a questão é que a Bíblia aponta três atitudes que foram fatais e que quase tornaram sua vida num verdadeiro fracasso:
De acordo com Juízes 14.5, Sansão gostava de passear entre as vinhas. Embora soubesse que, como nazireu, não lhe era permitido comer uvas, ele sempre dava um jeito de passar perto dos parreirais. Esta atitude é tão parecida com a nossa maneira de agir que, por um instante, se julgarmos que somos nós (e não ele) que estamos vivendo esses fatos. Na verdade, nós também, apesar de não podermos comer as uvas do parreiral do mundo, apreciamos bastante o cheiro delas. É como se Deus nos tivesse proibido de comer pizzas. Em obediência ao Senhor deixamos de comê-las. No entanto, encontramos um jeito de passar perto de uma pizzaria só para sentirmos o cheiro de pizza e observar as pessoas comendo.
Certo dia, depois de fazer a caminhada habitual entre as vinhas, Sansão matou um leão (Jz 14.8-9). Dias depois, ao passar pelo local, percebeu que dentro do cadáver do leão havia uma colméia com bastante mel. Veja aqui como o diabo é astuto e sutil. A um nazireu era proibido tocar em cadáveres. E o que ele fez? Colocou mel no cadáver. Sansão não tocou no cadáver do leão, mas chegou muito perto. Atenção: o inimigo pode estar colocando mel nas coisas do mundo para tentar-lhe, atrair-lhe e roubar-lhe a consagração. Cuidado com o “mel no interior de cadáveres”!
A tática do diabo para seduzir Sansão entre as vinhas não obteve êxito. Da mesma forma, a artimanha para fazê-lo tocar no cadáver do leão também não surtiu o efeito desejado. Por último, o inimigo usou uma mulher para induzi-lo a cortar os cabelos, Sansão perdeu sua “marca”, afinal, o que o tornava visivelmente um nazireu eram seus cabelos. Jesus nos adverte para que não extingamos o Espírito Santo (I Tessalonicenses 5:19) pois Ele é a nossa “marca”, nosso “selo” de que pertencemos ao Senhor.
Mas Sansão quebrou sua consagração, por seguir suas vontades, por dar maior importância àquilo que o tornava feliz ele deixou de lado o verdadeiro propósito de sua vida. Como conseqüência ele foi aprisionado e teve seus olhos arrancados, tudo aconteceu muito rápido, ele acordou e de repente sua força havia sumido.A Bíblia fala que um nazireu pode “retomar” seu voto caso ele seja quebrado, para isso ele deve rapar o cabelo, passar por uma semana completa de purificação e deixar o cabelo crescer novamente [ler Números 16: 22]. Provavelmente Sansão não entendeu porque seus inimigos arrancaram seus olhos, eu imagino que talvez nem eles, mas os olhos de Sansão o levaram muitas vezes a pecar, sem eles, preso ele teve o tempo e circunstancia favoráveis para consagrar-se ao Senhor. O último ato de Sansão foi um sacrifício que matou mais filisteus do que ele havia matado durante toda a sua vida, ou seja, ele morreu a fim de cumprir aquilo para o que ele havia nascido: a libertação do seu povo.
Nós também somos chamados, escolhidos, abençoados e ungidos. Temos uma missão e muitos inimigos espirituais. Precisamos vigiar, pois o inimigo está sempre nos vigiando. O Senhor quer nos usar para que muitas pessoas sejam libertas. Não nos deixemos prender pelos inimigos que combatemos. Por mais fortes que sejamos, Satanás sempre atacará nossos pontos fracos. Qual é o seu ponto fraco? Cuidado com a navalha do inimigo!!!
+ Fotos:Consagração das Adoradoras de Cristo
Esperando confiantemente em nosso Rei-Pastor
-
[image: arrependimento]
A Palavra de Deus deve ser a norteadora de nossa vida. Nossa confiança,
portanto, é demonstrada em nossa consideração para com a Pal...
Há 7 horas