Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.SL 1:3O melhor lugar onde podemos estar plantados é no lugar onde Deus nos coloca. Ele é a fonte das águas que regam nossa existência e proporcionam as condições favoráveis a fim de que demos frutos que permaneçam. Pode ocorrer de Deus nos colocar em situações inimagináveis, pois Ele é um Deus dinâmico e suas águas estão sempre se renovando, precisamos porém estar certos de que Ele sabe do que necessitamos e de como produziremos com eficácia.
- O justo é como a árvore, porque tem raízes.A árvore está "plantada", firme, estável, tem as suas raízes firmemente apegadas na profundidade do solo, e é inabalável diante de fortes tempestades. Assim é o justo; ele está plantado na Rocha dos Séculos, em Jesus Cristo, e é inabalável em meio das tempestades da tentação, das perseguições e provas da vida. O justo é como a árvore, porque tem fruto Mas Davi fala de uma árvore frutífera. Assim é o cristão – ele dá o seu fruto. O fruto é dado pelo Espírito Santo, e é o amor, a paz, a alegria, a bondade, a fidelidade, a benignidade ou cortesia, a longanimidade ou paciência, o domínio próprio ou temperança. "No devido tempo.
O justo é como árvore porque tem crescimento. Disse Davi: "tudo quanto ele faz será bem sucedido." A árvore está sempre crescendo, ela nunca pára de crescer. A 1a lei da árvore é crescer. Da mesma forma, o cristão sempre cresce. Mas em que sentido ele cresce? Ele cresce "na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo."